domingo, 9 de abril de 2017

Podemos mudar : Plasticidade do cérebro



No aspecto da filogenia há diversos estudos sendo desenvolvidos e que mostram o surgimento de um novo paradigma no campo genético: a interação entre o ambiente e os efeitos genéticos. Logo, o indivíduo pode, dependendo de adequada estimulação, ativar ou desativar genes específicos que facultam influências sobre o organismo para o desenvolvimento ou não de algum tipo de característica específica, positiva ou negativa para o sujeito.

Por essa perspectiva,

[...] a verdadeira estrutura genética das células pode mudar como resultado da aprendizagem se os genes que estiverem inativos ou dormentes interagirem com o ambiente de tal maneira que se tornam ativos. [...] o ambiente pode ativar certos genes. É possível que esse tipo de mecanismo leve a mudanças no número de receptores na extremidade de um neurônio, que, por sua vez, afetaria o funcionamento bioquímico do cérebro (BARLOW; DURAND, 2008).

TRANSTORNOS ALIMENTARES SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, Bueno, Noleto Lohanna, Nascimento, Alves Nelson, Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 24, especial, p. 49-59, out. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário