quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Anna Freud é homenageada com Doodle do Google em seu 119º aniversário


119º aniversário de Anna Freud, filha de Sigmund Freud, é celebrado em Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)

Anna Freud, pioneira da psicologia infantil e filha de Sigmund Freud o "pai da psicanálise", recebeu uma homenagem em um colorido Doodle do Google nesta quarta-feira (3). Nascida em 3 de dezembro de 1895 em Viena, na Áustria, a sexta filha de Sigmund e Martha completaria seu aniversário de 119 anos.


Anna focou seus estudos principalmente no tratamento de crianças, dando início à psicanálise infantil. Seu primeiro caso de análise foi W. Ernest Freud, um sobrinho que tratou em duas ocasiões. O doodle colorido faz referência à sua relação com o mundo infantil e lúdico na terapia voltada para as crianças.

Anna era a filha mais nova de Freud e é a única de seus seis filhos a seguir estudando a psicanálise.

Anna teve grandes divergências com Melanie Klein, psicanalista dissidente do freudismo ortodoxo e iniciou os estudos sobre a obra de seu pai ainda bem jovem, aos 13 anos de idade, quando começou a participar de discussões semanais sobre as ideias e teorias psicanalíticas e análise de casos.

Após um início de carreira como professora, ela deixou a profissão devido a problemas de saúde e passou a acompanhar mais de perto os passos de seu pai nos anos após a primeira guerra mundial. 

Anna Freud tornou-se membro da Sociedade Psicanalítica de Viena em 1922 e tornou-se diretora do Instituto de Formação Psicanalítica de Viena em 1935, seguindo os passos do pai.

Após a família Freud fugir da Áustria em razão do aumento da perseguição dos judeus pelos nazistas, Anna continuou com o seu trabalho em Londres, além de cuidar do pai, então gravemente doente devido a um câncer. Sigmund Freud morreu aos 83 anos. Já sua filha, viveu um pouco mais e faleceu aos 86 anos, em Londres
Com a chegada da Segunda Guerra, abriu a The Hampstead War Nursery, uma casa para as crianças que sem-teto e muitas vezes órfãs, como consequência direta do conflito armado. Sua pesquisa sobre o impacto do estresse e da separação em crianças foi publicado em parceria com Dorothy Burlingham, sendo seguida de outras obras importantes para a atual psicologia infantil.

Anna aplicou a sua formação e conhecimento em crianças da instituição, que foi renomeada como Hampstead Child Therapy Course and Clinic no ano de 1952, quando foi reconhecida como obra e local de caridade. Após sua morte, em 1982, o local ganhou um novo nome, Anna Freud Centre (annafreud.org), e continua a ser uma das principais instituições para a saúde mental de crianças.
Anna Freud Centre, em Londres (Foto: Reprodução/AnnaFreud.org)
Fonte: VIDA DIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário