sexta-feira, 1 de março de 2013

pancinema 2013: o masculino

Dia 12 daremos início ao ciclo 2013 de encontros pancinema. Neste trimestre discutiremos o Masculino, suas representações e lugares possíveis. Abaixo o texto da Maria Lucia Homem sobre a escolha do tema:

“Diz-se que o século XX realizou um duplo feito: levou a cabo uma revolução silenciosa e o fez de maneira relativamente pacífica. Essa transformação foi a do lugar da mulher – travessia de posição que se deu no corpo, no voto, na propriedade, na vida dentro de casa, fora de casa, no trabalho, no poder. Processo que já tem um certo percurso e que, também para existir, fez correr rios de palavras. Sabemos. Agora, o que ainda não sabemos muito bem é, então e a partir daí, como compreender o masculino hoje. Entendemos que ‘homem não chora’ não faz mais tanto sentido ou que o masculino, usando Lacan, quando se inscreve na lógica da significação fálica não diz tudo. Quais travessias, entraves, permanências se colocam para o homem no XXI? Que imagem de masculino surge no contraponto dessas representações? Como a sociedade de massas globalizada formata e ao mesmo tempo racha, abre dobras, fissuras onde se desconstrói continuamente a masculinidade mas também possíveis novas configurações alteram o sentido e os horizontes do ser Homem?
Neste semestre escavaremos o tema a partir do cinema, da psicanálise e das humanidades. O curso será estruturado em dois módulos: o primeiro sobre o lugar do cinema nos processos de formatação de uma determinada imagem do masculino e, segundo, afluentes de uma desconstrução e possível nova configuração desse território.”

Importante lembrar que o curso é livre e você não precisa ter feito outros módulos para poder participar.

Mais informações e incrições: PANCINEMA 2013 : O Masculino

Nenhum comentário:

Postar um comentário