domingo, 31 de julho de 2011

O que é psicoterapia?



Psicoterapia: (psique = alma; terapia = tratamento)


A psicoterapia é um método de tratamento; uma aplicação dos conhecimentos da Psicologia na clínica, sendo também denominada Psicologia Clínica  e necessariamente deve ser exercida por um psicólogo que esteja registrado no CRP - Conselho Regional de Psicologia. 


No trabalho é nos relacionamentos sociais e afetivos sempre estamos em contato com o outro. O que nos solicita uma negociação entre o que desejamos e o que podemos de fato realizar em um determinado momento e numa determinada relação, algumas vezes adiando desejos e satisfações ou substituindo-os.

Além da demanda externa temos a demanda interna para atender e esta não é livre de contradições, as vezes nos deparamos com quereres e desejos contraditório dentro de nós mesmos.

A psicoterapia tem como intuito o encontro com nossa verdade para que possamos  fazer escolhas verdadeiras de acordo o que somos bem como lidarmos com nossas conflitos internos e as demandas vindas do mundo externo de forma a não adoecermos e podermos nos realizar nas várias fases e âmbitos da vida.

De que modo a psicoterapia pode me ajudar?

A Psicoterapia ajuda a pessoa a entrar em contato com seus desejos e necessidades e re-situa-los no presente, considerando sua história e a  pessoa que é hoje.

A psicoterapia 
 através da relação terapeuta-paciente  traz a possibilidade da pessoa viver uma nova oportunidade que muitas vezes perdeu-se no passado longínquo de ser reconhecida e reconhecer-se.

Texto: Autoria Própria
Julho, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário